DestaquesGeral

Tudo que você precisa saber sobre o IPTU 2018

O  Sinfisco-BH tem o comprometimento de levar informação de qualidade e confiança para a população sobre assuntos que envolvem o fisco municipal. Com o IPTU 2018 não poderia ser diferente! Resolvemos escrever uma série de textos sobre o Imposto sobre a Propriedade predial e Territorial Urbana. São quatro textos que explicam diferentes aspectos do IPTU para você conhecer e entender melhor esse imposto.

Conversa com o Subsecretário da Receita sobre o IPTU 2018

Contamos com a ajuda do Subsecretário da Receita Municipal de BH e auditor fiscal filiado ao Sinfisco-BH, Eugênio Eustáquio Veloso. Conversamos com ele sobre o tema, reforçando nosso compromisso com a informação qualificada e especializada.

  1. O que é e para que serve o IPTU BH?

No primeiro texto tratamos do que é o Imposto sobre a Propriedade predial e  Territorial Urbana (IPTU) e sobre sua base de cálculo, que é o valor venal do bem imóvel. Sendo o IPTU um impostro progressivo – paga mais quem tem mais renda – abordamos também qual o papel social que tem o IPTU para a cidade e os cidadãos que nela vivem.

Confira o texto aqui.

  1. Cronograma IPTU BH 2018 

Depois de entendermos melhor sobre o IPTU 2018, veremos como será o processo de atendimento presencial e de pagamentos. Esse texto está disponível aqui.

  1. O que mudou no IPTU BH 2018?

O IPTU é um imposto cobrado anualmente, todo início de ano são enviadas as guias de pagamento para a população. Porém, de um ano para outro, algumas questões podem mudar, serem atualizadas. Neste ano o que mudou foi a correção linear da alíquota e a atualização do desconto para quem quitar integral ou antecipar pelo menos duas parcelas.

Confira o texto aqui.

  1. Inteligência Fiscal no Recadastramento IPTU 2018

É sempre um desafio para o fisco realizar a atividade tributária com maior eficiência. Por isso, utilizar estratégias de inteligência fiscal, que contribuem com o aumento da produtividade do setor, é bastante interessante. A Secretaria da Fazenda de BH utilizou dessas estratégias na autodeclaração na atualização cadastral do IPTU 2018. Confira como foi feito aqui.

Esperamos que essa série de postagens com informações sobre o IPTU seja útil para você. Qualquer dúvida que tiverem, nos colocamos a disposição.

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Confira também

Close
Close