Geral

Trabalho autônomo é saída para desemprego

De acordo com reportagem divulgada pelo site da Folha de São Paulo, com a dificuldade em conseguir um emprego de carteira assinada e o aumento das demissões, o brasileiro recorreu ao trabalho autônomo.

 Nos anos anteriores à 2015 o mercado de trabalho vivia um momento de desenvolvimento constante, acompanhado de um crescimento no consumo das famílias. No entanto essa realidade mudou. Cimar Azevedo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE afirma que o mercado de trabalho está mudando e as formas de permanecer nesse mercado também. 

 Em agosto de 2015, 19,8% da população passou a ocupar cargos autônomos, de acordo com o IBGE. 

Trabalho autônomo é saída para desemprego

O funcionário que antes trabalhava em uma empresa privada, agora exerce a mesma função em casa, com horários flexíveis. Esses trabalhadores estão sentindo uma queda menor na renda em relação aos que ainda trabalham de carteira assinada. Isso deve-se ao ingresso de profissionais mais qualificados no grupo de trabalhadores autônomos, como engenheiros e advogados. No entanto, apesar de estarem sofrendo menos com a queda da renda, esses profissionais estão recebendo menos que quando estavam empregados.  

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

2 thoughts on “Trabalho autônomo é saída para desemprego”

Deixe uma resposta

Close