DestaquesGeral

O que mudou no IPTU BH 2018?

Chegou um ano novo e, junto com ele, o IPTU BH 2018. Conversamos com o Subsecretário da Receita Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte, Eugênio Eustáquio Veloso, sobre o tributo e, neste texto, trataremos do que mudou do ano passado para 2018. Já explicamos sobre o que é o IPTU e sobre seu papel social e o Cronograma do IPTU 2018.

IPTU BH 2018: O que mudou?

Para este ano, foram duas principais alterações:

  • Atualização do valor venal (de venda);
  • Reajuste do desconto para quitação integral ou adiantamento de parcelas.

Atualização do valor venal para o IPTU BH 2018

O valor venal dos imóveis foi atualizado linearmente (igual para todas as faixas) em 2,94%. Esse valor foi baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), índice do IBGE, lançado trimestralmente. Esse índice avalia as variações dos custos de gastos com alimentação, habitação, vestuário, transportes, etc., de pessoas que ganham de um a quarenta salários mínimos. Como é trimestral, é utilizado o valor do acumulado do ano.

A atualização deste ano é quase metade da que houve no ano passado. O IPTU BH 2017 aumentou 6,58% em relação ao de 2016. Esse aumento também se baseou na variação do IPCA para aquele ano.

aliquotas iptu bh 2018

Correção do desconto para quitação integral ou antecipação do IPTU BH

Quem pagar todas as parcelas do IPTU até o dia 22 de janeiro, ou antecipar pelo menos duas das onze, terá desconto de 5% no valor. Em 2017 o desconto foi de 7%, 40% maior que o deste ano. O Subsecretário Eugênio Eustáquio Veloso destacou que o desconto é proporcional à atualização da alíquota. Ou seja, como em 2018 a atualização teve uma taxa menor, o desconto também diminuiu. Confira o comparativo no gráfico abaixo.

IPTU BH 2018 Comparação

Sinfisco conversa com o Subsecretário da Receita Municipal sobre o IPTU 2018

O subsecretário disse, também, que o incentivo do desconto é importante por criar nos belo-horizontinos uma cultura de antecipação do pagamento do imposto, que traz vantagens financeiras aoscofres públicos. É um dos fatores que fazem com que Belo Horizonte tenha alta taxa de adimplência do IPTU.

 

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Close