Serviços

Mercado de trabalho 2017: Dicas para conseguir um emprego ou estágio

O número de desempregados no país aumentou devido à crise, e a procura por um emprego fica a cada dia mais acirrada. Vários postos de trabalho foram extintos e com tantas pessoas também na batalha do emprego, qualquer diferencial se torna uma boa vantagem competitiva.

Para os universitários em busca de estágio, o desespero pode ser ainda maior. Várias empresas pedem experiências, que os estudantes, no início de suas carreiras, não têm. A dica de ouro para quem ainda está estudando é: faculdade é muito mais que sala de aula. É preciso procurar conhecimentos e desenvolver habilidades extraclasses também.

Traremos, hoje, algumas dicas e links úteis que podem te ajudar nessa batalha. Vamos lá?

#1 Mercado de trabalho 2017: O currículo

O currículo é seu porta-voz. Basicamente, o que a empresa saberá sobre os candidatos estará contido neles.

Neste link da Exame você pode encontrar, baixar e editar o currículo que mais se adéqua ao que você quer mostrar para as empresas.

É importante colocar aquilo que você quer mostrar de melhor em si mesmo.

Sugerimos dar uma selecionada

Informação demais desorienta: não é necessariamente tudo que você fez que precisa, de fato, ir para sua versão do currículo. Para quem tem uma ficha extensa de experiências, atividades, qualificações, congressos, etc sugerimos selecionar as mais relevantes.

Destacar os pontos principais para mostrar

O ideal seria adequar o currículo para cada vaga, mas sabemos que isso se torna bem complicado e difícil, tantas são as vagas que concorremos. A dica que temos é destacar os pontos principais para mostrar e se achar que tem alguma informação que não está na versão padrão, mas que é muito importante para aquela vaga, acrescente.

Garimpe suas experiências

Está começando a vida profissional agora e não tem experiências formais? Garimpe suas experiências, que mesmo não profissionais, te acrescentaram em conhecimentos e habilidades que podem ser diferenciais competitivos.

Vale a pena investir tempo e desenhar o próprio currículo

Lembrando que quem trabalha com criatividade (comunicação e design, principalmente) vale a pena investir tempo e desenhar o próprio currículo. Baixar um modelo de design mais elaborado também é valido, ainda mais se você não tem domínio ou está iniciando nos softwares de edição. Para pleitear vagas no mercado empreendedor, a dica também é essa. No Freepik tem vários modelos para baixar e editar nos softwares gráficos.

#2 Mercado de trabalho 2017: A procura de vagas

A primeira coisa que você deve fazer é cadastrar seu currículo em portais online de vagas de emprego. Existem aqueles que são totalmente gratuitos, mas há aqueles que para ter acesso ao serviço integral é necessário pagar. De qualquer forma, é bem possível achar várias vagas sem desembolsar nada na internet.

Separamos esta lista:

https://www.sine.com.br/ (Não é o Sistema Nacional do Emprego, vamos falar desse SINE daqui a pouquinho)

https://www.catho.com.br/

https://www.infojobs.com.br/

https://www.indeed.com.br/

Você pode procurar presencialmente também, em empresas de RH ou naquelas que oferecem serviços de terceirização. Elas também oferecem a oportunidade de cadastrar o currículo online. Montamos uma lista também:

http://www.futurarh.com.br/

http://www.lideranca.com.br/

http://www.conaperh.com.br/

http://www.inovar-rh.com/

http://sociisrh.com.br/

Voltemos agora ao SINE, o Sistema Nacional do Emprego, que oferece vagas em postos presenciais na cidade. Você pode conferir vagas do SINE aqui.

Os endereços dos postos do SINE BH são:

  • SINE BH Resolve: Rua Santos Dumont, 363, com entrada também pela rua dos Caetés, 342  – Centro
  • SINE Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982 – Barreiro
  • SINE Venda Nova:Rua Padre Pedro Pinto, 1055 – Venda Nova

Tem vagas também no portal do governo do estado. Foi lançado, inclusive, um aplicativo para celular com objetivo de facilitar a procura de vagas. Você pode obter mais informações e baixá-lo AQUI.

Para os universitários, é ficar de olho nos murais e nos portais de estágios das respectivas faculdades. Tem sempre empresas e vagas anunciadas nesses locais.

E de bônus, quem tem vontade de trabalhar em uma Start up, pode acessar o portal de Jobs do São Pedro Valley, o ecossistema empreendedor da cidade de Belo Horizonte.

#3 Mercado de Trabalho 2017: A entrevista

Falando da entrevista, tem sempre aquelas dicas, de certa forma, clichês, mas que vale muito a pena relembrar:

  • Chegar com um tempo de antecedência;
  • Pesquisar um pouco sobre a empresa (a dica aqui é ir um pouco mais além e conhecer os valores e missões da empresa);
  • Se portar adequadamente desde que chegar na empresa;
  • Ser sincero nas respostas;
  • Ir preparado e pensando o que você quer mostrar de você no processo.

Separamos este material com 13 dicas para mandar bem na entrevista de emprego, do portal Vagas e este, sobre o que falar ou não falar na entrevista, da Catho.

Voltando às dicas, você já ouviu falar da seleção por competências? É uma metodologia que avalia Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) do candidato.

“Você precisa saber, saber fazer e querer fazer”.

  • Conhecimentos: conhecimentos técnicos, conteúdos de sua formação;
  • Habilidades: Experiência e prática do saber;
  • Atitudes: Transformar os conhecimentos e habilidades em ação, para alcançar os objetivos desejados.

Com isso em mente, mesmo que o processo não seja de avaliação por competências, fica mais fácil você mostrar situações que te valorizem. Então, tente mostrar não só que você sabe fazer, é preciso mostrar que fez e que quer fazer.

#BÔNUS PARA QUEM ESTÁ À PROCURA DE ESTÁGIO

Quem ainda está na universidade à procura de estágio, precisa perceber que a formação vai muito além da sala de aula. Principalmente para quem tem pouca experiência profissional, a dica de ouro é ir engordando o currículo com projetos extraclasses.

Procurar atividades na própria faculdade como projetos de extensão e empresas juniores, por exemplo, é um bom começo. Você pode, além disso, procurar serviços voluntários que também te agreguem profissionalmente. Seja estratégico em relação à sua formação e carreira.

#BÔNUS PARA QUEM PRECISA SE CAPACITAR

Como qualquer conhecimento e habilidade é um diferencial, você pode aproveitar esse tempo para se capacitar. Existem vários cursos online, nas mais diversas áreas e destacamos aqui a Escola Virtual da Fundação Bradesco. No youtube você pode achar vários tutoriais que são úteis para aquisição de habilidades técnicas.

 

Essas foram algumas dicas do Sinfisco-BH para te ajudar na procura de emprego. Pode entrar em contato conosco para tirar mais alguma dúvida que surgir.

Ah, e se esse material te ajudar a conquistar o tão sonhado trabalho, conta pra gente. Ficaremos muito felizes e comemoraremos juntos.

Desejamos boa sorte, mas lembre-se que não se trata de sorte para conseguir um emprego!

Quer montar seu próprio negócio?

Confira AQUI nosso post com ideias de negócios para driblar o desemprego e NESTE AQUI como se regularizar como microempreendedor individual (MEI).

 

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Close