Geral

SINFISCO realiza jantar de despedida ao secretário Marcelo Piancastelli

Nesta quarta-feira (27), o SINFISCO realizou um jantar de despedida ao Secretário Municipal de Finanças, Marcelo Piancastelli, para marcar sua saída com um momento de homenagem e agradecimento pelo trabalho que desenvolveu à frente da secretaria. 

Com a presença de auditores e convidados especiais, o jantar proporcionou um tempo agradável de interação, Piancastelli foi homenageado pelo presidente do SINFISCO, Célio Fernando, que além de entregar uma lembrança em nome da categoria, proferiu um discurso de reflexão e reconhecimento diretamente ao secretário:   

A mera reflexão sobre a necessidade de humanizar o ambiente de trabalho é uma pista da nossa autodegradação; de que nos fizemos insumos; fomos tragados pelo sistema de produção que criamos. Cada vez mais nos tornamos performistas; somos definidos pelos resultados. Não demora, surgirão indicadores do resto humano, a fim de nos funcionalizar. A alma do grande homem público não encontra refúgio no elogio. É sensível ao reconhecimento. Dr. Marcelo Piancastelli, essa passagem pela Secretaria de Finanças da sua cidade certamente muito nos beneficiou, tendo em vista o seu profundo zêlo com o equilíbrio das contas públicas. Isso é indiscutível. Como cidadãos de Belo Horizonte, reconhecemos e agradecemos seu valoroso trabalho. Mas hoje eu gostaria de enaltecer outro legado: o do homem. Sua gentileza, sua simplicidade, sua fé, seu respeito, suas reflexões, nada disso passou despercebido. Esse é o seu maior legado: as marcas deixadas nas pessoas que Deus ama! Um autor certa vez escreveu: “Eu não me conheço, não sei onde estou ou onde vai dar o caminho, mas acredito que o desejo de buscar e agradar a Deus o satisfaça, assim, nada temerei, pois confio que o Senhor está sempre comigo”. Deixo e ministro em sua vida Dr. Marcelo, uma das mais profundas e contundentes promessas da Bíblia registrada no livro de Hebreus. Deus fala assim: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. Sucesso! Felicidades! E muito obrigado!

Emocionado, Piancastelli agradeceu a homenagem e compartilhou com os presentes os próximos passos profissionais e pessoais, deixando também seus agradecimentos e honrarias à categoria dos auditores fiscais de tributos. “Este é um momento muito emocionante, me sinto extremamente honrado. Até tirei uma foto para mostrar aos meus filhos (rs). Posso dizer que este é um momento particular na minha vida”, compartilha o secretário. 

Saída da Secretaria Municipal de Finanças

Marcelo Piancastelli assumiu a secretaria no início de 2013 e agora em fevereiro a deixa voluntariamente para assumir um cargo no Banco Mundial. Entre os resultados de seu trabalho à frente da secretaria, Piancastelli destacou o êxito no cumprimento do prazo de pagamento da dívida pública em relação às obras da Copa, e, internamente, o investimento na carreira de auditoria tributária.

“Gostaria em primeiro lugar de expressar minha gratidão ao SINFISCO e à categoria dos auditores que colaborou muito com o meu trabalho, iniciado com a negociação de 2013 que deu estabilidade para a carreira durante esses três anos. Essa é uma carreira que eu pessoalmente como economista, tributarista, como pessoa de política monetária e fiscal considero importantíssima, por isso levantei a bandeira de fortalecer, aumentar o número e melhorar a estrutura de trabalho. E espero que daqui para frente essa bandeira seja consolidada”. 

Ao ser questionado sobre o relacionamento com os auditores de tributos, no cotidiano de trabalho na Prefeitura de Belo Horizonte, Piancastelli não poupou elogios: “Maturidade muito grande. Os auditores são muito responsáveis, tranquilos em colocar os pontos deles, não deixam de ser incisivos e fortes na reivindicação. Mas sempre com a colaboração e nada de hostilidade, e por se tratar de uma carreira basilar, é nossa obrigação fortalecê-la, e foi o que busquei fazer”, conclui.

Entre os convidados que participaram do jantar de despedida ao secretário, o líder do Governo e vereador Preto (DEM), lamentou a saída de Piancastelli da secretaria, “sem dúvida nenhuma, além de o secretário ser um ser humano fabuloso, é um profissional de capacidade extraordinária, acredito que o governo municipal tem uma perda expressiva. E só posso desejar a ele sucesso e que possa contribuir com a população do Brasil, como nós sabemos que contribuiu com o equilíbrio das contas públicas de Belo Horizonte no Governo do Márcio Lacerda”. 

Para o Secretário Adjunto de Arrecadação, Gilberto Ramos,  o jantar foi uma iniciativa importante e justa de reconhecimento ao trabalho de Piancastelli. “O secretário sempre se pautou pelo respeito à entidade sindical, mesmo nas divergências, frequentes e normais nas discussões entre administração e sindicato.  O gesto do SINFISCO mostra o reconhecimento da categoria ao secretário e demonstra como a sua diretoria, sem arredar pé de seus direitos, sabe reconhecer um bom interlocutor para suas reivindicações”, conclui. 

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Close