Blog do Presidente

[Entrevista] Auditoria Fiscal Tributária na voz de quem está prestes a exercer o cargo

Para conhecer um pouco mais sobre a Auditoria Fiscal Tributária e suas principais características, que geram a identificação e o interesse pelo cargo, nada melhor do que conversar com quem está prestes a ingressar na profissão, os excedentes do último concurso (2012), que aguardam com expectativa a chamada da Prefeitura.

Para a administradora, Flávia de Aguiar, o auditor fiscal de tributos é um agente de garantia dos direitos sociais, defendidos pela constituição,”a Constituição mesmo fala que o setor tributário terá prevalência sobre os demais setores, e ainda, o auditor fiscal trabalha pela garantia da Justiça Social”, frisa a administradora, especializada em Administração Pública e Legislação Tributária – atualmente, trabalha na fiscalização municipal de Contagem.

A definição para o cargo de auditor fiscal de tributos, dada pelo administrador, José Luis Bueno, define com simplicidade a importância da carreira para o Estado: “A carreira típica de Estado tem responsabilidades grandes, a primeira é de gerar recursos para que o Estado possa executar as políticas públicas em benefício de toda a sociedade. Segundo, essa administração tributária tem que ser feita de maneira justa para que todos paguem conforme a sua capacidade, para que não haja concorrência desleal”, define José Luis, especializado em Administração Financeira – atualmente gestor fazendário na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, prestou o concurso para auditor fiscal de tributos em busca de uma ascensão profissional.

Everalda Marques, contadora, pós-graduada em Auditoria e Contabilidade Financeira, enfatiza no vídeo a responsabilidade do trabalho pela defesa das políticas sociais e econômicas: “Se não tem a fiscalização é mais fácil ter o incentivo à sonegação”, e ainda compartilha o incentivo que a carreira fiscal traz para sua realização pessoal na profissão, “é uma carreira que estimula você a constantemente estudar, por ter um leque amplo de atuação que também exige sempre o aprimoramento”.

Expectativa para exercer a carreira de Auditoria Fiscal Tributária

Os três excedentes aguardam com grande expectativa a chamada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para o ingresso, ainda este mês ao lado de outros excedentes que, enquanto aguardam, seguem a rotina profissional em suas respectivas empresas.

Esta tem sido uma espera com apreensão, tendo em vista a realidade financeira do país, porém, a satisfação por estar prestes a exercer o cargo é mais forte.

O SINFISCO apóia a nomeação de mais trinta aprovados, pelo menos. O sindicato tem trabalhado em busca da valorização cada vez maior da carreira e a qualidade dos aprovados no concurso de Auditor Fiscal de Tributos somará ao quadro da fiscalização de Belo Horizonte.

Conheça mais sobre a carreira nos links abaixo:

Como ingressar na carreira de Auditor Fiscal de Tributos?

Mais vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos de Belo Horizonte

 

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Close