Blog do Presidente

Eleições municipais 2016: vote consciente

As eleições municipais se aproximam e, neste momento, é importante exercer a cidadania em busca de um voto consciente. Eleger o administrador público de nossa cidade não é tarefa fácil e exige que tenhamos interesse em acompanhar propostas de campanha e ainda conhecer sobre a vida política e pessoal desse que planejará, organizará e orientará o uso dos recursos financeiros, políticos e sociais de nossa cidade.

Eleições municipais: o que considerar para eleger um candidato?

O momento de eleições municipais é oportuno para refletirmos sobre a importância de uma boa gestão pública e o que a torna de fato eficiente. Estudiosos enfatizam, no âmbito das pesquisas sobre a coisa pública, que a estruturação de uma gestão eficiente acontece por meio de ações como as citadas abaixo:

gestao-eficiente-prefeito-inforgrafico

Partindo do ponto de vista sobre as questões tributárias, um bom administrador precisa estar atento à sustentabilidade e ao incremento das receitas municipais. Os recursos públicos devem ser vistos, sobretudo, como um meio para a promoção de bem estar e desenvolvimento humano sustentável junto a uma série de ações desejáveis.

Já no ponto de vista comportamental, um bom administrador segue princípios básicos administrativos, sendo eles: princípio da legalidade, impessoalidade, finalidade, moralidade e publicidade.

  1. Princípio da Legalidade: o administrador deve pautar suas ações na legislação. Além das leis, os regulamentos com normas administrativas da Constituição devem ser estritamente os mecanismos de ação do administrador;
  2. Princípio da Impessoalidade: os atos do administrador devem visar o bem comum (corrente relativa ao administrado); os atos devem partir do que for definido pelo órgão público (corrente relativa à Administração);
  3. Princípio da Finalidade: o administrador age de acordo com as normas administrativas que devem ter sempre como objetivo o interesse público;
  4. Princípio da Moralidade: o administrador age conforme a moral e a ética administrativa, esta última rigorosa sobre suas responsabilidades;
  5. Princípio da Publicidade: a divulgação das ações da Administração devem ser feitas para conhecimento da sociedade para que tenha efeito jurídico e então seja realizado, pois, todos os atos da Administração são públicos.

Acompanhe a campanha de seus candidatos, busque conhecer sua postura e história, para identificar um candidato que lhe passe segurança para confiar a ele o seu voto. Exerça sua cidadania!

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Close