Serviços

Eleições no Brasil: o que pode e o que não pode em um período de campanha?

As campanhas deste período de eleições 2016 estão quase na reta final e naturalmente é comum que candidatos a vereador e prefeito do município intensifiquem suas ações em prol de angariar o maior eleitorado possível. E nesse momento estar atento às ações desse candidato é importante para exercer a cidadania de um voto consciente.

Em 2015, o Congresso aprovou uma minirreforma eleitoral em que novas regras passaram a vigorar nas eleições atuais e tornaram perceptíveis as mudanças na maneira de como conduzir a divulgação de propostas. Há ainda outras duas leis, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, que foram sancionadas em dezembro de 2013, por isso serão aplicadas pela primeira vez nas próximas eleições municipais.

Além do exercício do voto, o dia da eleição é marcado por um série de regras e restrições que devem ser cumpridas por todos nós. É preciso ter atenção à todas as proibições eleitorais, pois, a violação de algumas delas podem levar ao pagamento de multa ou à detenção de 6 meses a um ano, como a boca de urna ou a distribuição de santinhos.

eleicoes-2016-infografico

 

Eleições 2016: posso votar sem título?

O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem ter em mãos o título de eleitor, levando um documento de identificação original com foto.  Caso você não saiba seu local de votação pode consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações sobre o número de inscrição, zona, seção e o endereço do seu local de votação.Confira o passo a passo do menu do site do TSE :

  1.  Acesse: www.tse.jus.br
  2. Clique na aba “Eleitor” em seguida clique em “Mais servições aos eleitores”
  3. Escolha uma das duas opções: “Consultar por nome” ou “Consultar por título”

Observação: em ambas situações, deve-se inserir a data de nascimento e o nome da mãe, além do código de 5 dígitos que aparecerá em uma imagem.

Leia também: Eleições 2016: encontros com candidatos e visão sobre 2º turno

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Close