Destaques

Dia Mundial da Água: como consumir conscientemente?

Hoje, 22/03 é o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para fixar a importância desse recurso para nossa sobrevivência. E nós temos um longo trabalho de conscientização quanto ao seu uso correto em nossas vidas. Por isso, antes de continuarmos a falar sobre o assunto, assista ao vídeo do canal Manual do Mundo e confira dicas valiosas de economia:

A importância de colocar as dicas de economia de água em prática

De acordo com uma pesquisa feita no site Planeta Sustentável, o brasileiro gasta 187 mil litros de água, por dia, e o mínimo necessário para lavar as mãos, por exemplo, é de 20 segundos.

consumo-de-água

O grande problema é que a quantidade de água potável (doce) de consumo humano, que usamos para beber e cozinhar é de 3% e está diminuindo. O número de pessoas que vivem sem ela já chega a 1,1 bilhão.

gráfico-agua

fonte: harvesting

Recentemente, em alguns estados brasileiros houve crise hídrica e, com isso, o racionamento. Estudos realizados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), em janeiro de 2015, alertaram que, no Estado de São Paulo, se o reservatório Cantareira continuasse a trabalhar com o volume 50% abaixo da média, poderia secar em quatro meses, junho do mesmo ano.

Por ser o maior e o mais importante reservatório do Estado (abastece cerca de 5,3 milhões de pessoas na região metropolitana), as campanhas de conscientização têm focado a economia de água, uma vez que o nível de precipitação nas regiões que abastecem o Cantareira não tem sido expressivo.

Mais maneiras de consumo consciente de água!

Com iniciativas e empresas que surgem em nossa sociedade trabalho com a ideologia da importância do consumo consciente. O uso de forma cuidadosa, eficiente e econômica tem sido uma realidade, e várias ONGs estão lançando campanhas para aumentar a conscientização, como a Rio Maravilha Sem Água, que informa a atual situação da crise.

Se todos fizerem sua parte, seja a população, indústrias, agricultura, o desperdício será reduzido. Teremos mais água potável acessível, mais alimentos, um meio ambiente preservado e reservatórios com volumes melhores. 
Confira pequenas atitudes no infográfico abaixo que podem evitar o desperdício:

Basic RGB

fonte: Revista W

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Close