Destaques

Cidadão Auditor: a atuação do belo-horizontino na fiscalização da limpeza urbana da cidade

Você sabia que, desde 2011, o programa Cidadão Auditor recruta pessoas para participarem da fiscalização da qualidade do serviço de limpeza urbana da nossa cidade? O projeto criado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), atualmente, conta com 37 mil voluntários cadastrados em todos os bairros da capital.

programa-cidadao-auditor-pbh

O programa é coordenado pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). O grupo de voluntários é composto, em sua maioria, por aposentados, donas de casa ou comerciantes, com vontade e disponibilidade de tempo para observar a execução dos serviços.

Como funciona o programa Cidadão Auditor?

A primeira etapa do programa Cidadão Auditor consiste no “levantamento de campo”, feito quarteirão a quarteirão, por uma equipe da prefeitura. Os auditores de campo cadastram as condições reais dos serviços e equipamentos de limpeza urbana por meio de fotos e respostas a questionários predefinidos, corrigindo e complementando as informações da base inicial.

A equipe de campo também identifica e cadastra os cidadãos auditores, que atuarão de forma voluntária, conforme o termo assinado entre eles e a Prefeitura. 

Cada voluntário recebe um telefonema por semana e responde perguntas simples, previamente gravadas, sobre:

  • A realização da coleta de lixo;
  • Presença de entulho ou outro material que precisa ser recolhido;
  • Falta ou problemas com lixeiras e pontos de coleta seletiva;
  • Outros problemas.  

A pesquisa acontece pelo telefone, onde o cidadão utiliza as teclas do aparelho para dar as respostas com exatidão, de acordo com a orientação da telefonista. As respostas são armazenadas e analisadas.

Fluxograma do programa Cidadão Auditor

programa-cidadao-auditor

“Com os dados, a SLU possui informações atualizadas sobre como está a limpeza na cidade e pode utilizá-las para planejar melhor suas ações e tomar decisões mais eficientes, em prol do cidadão e da sociedade”, compartilha Lucas Gariglio, diretor de Planejamento e Gestão da SLU

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone: 0800-8809800

Confira uma entrevista do Diretor de Planejamento apresentando o programa Cidadão Auditor

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Close