Serviços

20 de Fevereiro: Dia Mundial da Justiça Social

O Dia Mundial da Justiça Social é comemorado sempre na data de 20 de fevereiro. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 26 de novembro de 2007, e comemorada pela primeira vez em 2009, essa data visa a conscientização sobre igualdade e justiça, garantindo o acesso aos direitos a todos.

De acordo com dados revelados, em janeiro deste ano, pela Oxfam, uma organização internacional de combate à pobreza, existem oito pessoas no mundo que acumulam uma fortuna que equivale à quantidade de dinheiro somado da metade da população mundial mais pobre (3,6 bilhões de pessoas).

O Dia foi criado como um reforço para o estabelecimento das metas propostas pela ONU na Câmara Mundial do Desenvolvimento Social, em 1995, e foi fixada em 2000, como meta do milênio.  De acordo com a ONU, alcançar a justiça social significa promover uma convivência pacífica e saudável entre as nações, eliminando barreiras do preconceito, seja por motivos de raça, etnia, religião, idade ou cultura, por exemplo.

Entre as principais ações a serem atingidas com essa iniciativa estão:

Imagem divulgada pela ONU com os oito objetivos do milênio.

A falta de justiça social afeta diversos países no mundo e de forma mais grave aqueles que enfrentam regimes de governo não democráticos, onde os esforços da ONU têm sido intensificados para melhoria na condição de vida da população.

Porém, em países como o Brasil, que possuem uma democracia consolidada, também existem muitos problemas de ordem social, como por exemplo a pobreza extrema em algumas regiões. Por isso, também necessitam de esforços para eliminação das desigualdades e promoção do bem estar e de uma vida com direitos básicos garantidos.

Educação base para Justiça Social

A ONU afirma que, para que as políticas sociais sejam seguidas de forma plena, um dos pilares fundamentais é o trabalho em conjunto da justiça social e educação, pois, somente a partir do acesso à educação, é possível que o ser humano se desenvolva como cidadão, trazendo condições para o acesso a um emprego, eliminando todos os preconceitos e discriminações e promovendo oportunidades de vida para as pessoas, que desde criança têm condições de se formar como um adulto pleno.

Direitos Humanos e Justiça Social

Outro fator fundamental para a realização da Justiça Social é a promoção dos direitos humanos e igualdade social, pois, esses, quando respeitados, garantem que a população tenha uma vida digna e com acesso aos direitos e às liberdades que permitirão a sua inclusão na sociedade.

Do ponto de vista da ONU, dentro da ética e justiça social, o respeito aos direitos humanos deve ser uma das bases de qualquer sociedade, pois, somente a partir dele pode-se garantir a vida com dignidade e a eliminação dos abusos e, por consequência, da desigualdade.

Assista ao vídeo abaixo sobre ações de enfrentamento à pobreza e ações em prol da justiça social

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Close