Geral

1º de junho: dia sem imposto em protesto à alta carga tributária

Um dia sem imposto é o que o comércio de Belo Horizonte está propondo para os consumidores no próximo dia 1º de junho. Pelo 11º ano, o Dia da Liberdade de Impostos (DLI) é uma ação conjunta de comerciantes, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e CDL Jovem, para protestar contra a carga tributária que incide sobre os produtos.

No dia da ação, comerciantes de diversos segmentos comercializam produtos com desconto referente ao valor dos impostos. Simbolicamente, o dia 1º de junho é a data em que o trabalhador brasileiro consegue trabalhar efetivamente para seus benefícios. Pois, o valor recebido nos 153 dias antecedentes é destinado ao pagamento de tributos federais, estaduais e municipais.

O levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revela, neste ano os impostos incidentes sobre os produtos abaixo chegaram a porcentagens altíssimas, sobre o valor dos mesmos:

 

Dia sem imposto e a sensação do brasileiro de pagar por um retorno que não acontece

Recentemente, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) fez uma verdadeira crítica sobre quantidade de impostos que é paga pelo cidadão brasileiro. Desde a promulgação da Constituição de 1988, até o momento, a carga tributária do país tem sofrido aumentos constantes.

E o principal ponto levantado pelo senador é que, com tantas obrigações e o comprometimento da renda para pagar os impostos, consequentemente, o brasileiro consome menos, a demanda cai e a produção também. Esse comportamento, na opinião do senador, estagna o país no subdesenvolvimento.

Em toda a América Latina e Caribe, o Brasil é o país com a maior carga tributária, e, segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, em torno de 33,4% da economia brasileira é referente ao pagamento de taxas e impostos.

 

Dia sem imposto: confira a lista

O Dia da Liberdade de Impostos, como é chamado pelos comerciantes, é uma ação do comércio para conscientização sobre a alta carga tributária brasileira que incide em produtos e serviços e é onerosa para a população.

Consumidores que queiram garantir um dia de compras livre de impostos, confira a lista clicando AQUI.

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Close